18 maio 2011

O MEC e o SACI

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz,
de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática".
                                                                                                       Paulo Freire


Um absurdo essa falsa polêmica sobre uma cartilha distribuída pelo MEC que, de acordo com notas publicadas na midia, defende erros de concordância no ensino da nossa língua. As notícias dão conta de que uma das autoras, Heloisa Ramos, ensina que 'nóis vai' é uma formação normal da lingua. A autora, na cartilha, não defende nada disso. Apenas introduz para a comunidade escolar (professores, alunos, pais) a noção de que, se um colega utiliza expressões incorretas (erro de concordância verbal, por exemplo) não deve ser tratado como diferente por conta disto. Que esta linguagem é própria do ambiente em que vive e que deve ser considerada (já que é entendida por todos) no que se refere à compreensão da linguagem.

Tanto MEC, quanto os autores, enfatizam que a chamada 'norma culta' ou o adequado aprendizado da linguagem, é a finalidade da escola, que deve ser perseguida e apreendida por todos os alunos. Diferente do que a falsa polêmica propõe, a idéia é praticar a inclusão dos alunos que chegam à escola com suas várias formações culturais. Mas a imprensa, na verdade, vem bombardeando o MEC, com intuito de criar factóides ou manchetes negativas certamente para o futuro, com segundas intenções. Mas isso é outro debate..

De todo modo, essa questão me lembrou a edição do Livro "O Saci de Duas Pernas" obra do autor, jornalista e amigo Djair Galvão, que deveria ser incorporada nas escolas da rede pública de São Paulo. Nela o autor demonstra como o 'diferente', para alguns, pode se travestir em discriminação e para outros pode ser considerado o 'normal'. Vale a pena. O Saci de Duas Pernas é minha dica de leitura para todos que acreditam que este é um mundo onde devemos, senão acabar, lutar para diminuir as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário